Fonte: http://www.comunicacaoecrise.com/site/index.php/artigos/769-as-licoes-de-lideranca-do-papa-francisco. 16 Março 2015
Desde sua eleição, há 18 meses, o Papa Francisco ganhou muitos elogios dentro e fora da Igreja Católica. De fato, num momento em que os líderes mundiais geralmente se encontram meio sem rumo, ele mostrou o que um líder eficaz pode fazer. Ele revigorou uma organização sob ataque em várias frentes e ao fazê-lo inspirou muitos outros, incluindo aqueles sem ligações com a igreja. Além disso, ele tem feito isso enquanto abriu mão de grande parte da pompa e cerimônia associadas a seus predecessores e de fato a muitos outros líderes.
O artigo Leadership Lessons From A Humble Pope foi publicado na última edição da revista americana Forbes, mais voltada para homens de negócios, a propósito do segundo ano de pontificado de Francisco. O artigo faz parte de uma série de outros que analisam o que aconteceu com a Igreja Católica, após a subida de Francisco ao chamado Trono de S. Pedro.
Segundo a revista Forbes, “Isso diz muito sobre o tema de um livro, recentemente publicado pela American Management Association, Lead With Humility: 12 Leadership Lessons from Pope Francis (Liderar com humildade: 12 Lições de liderança do Papa Francisco, sem tradução em português). Foi escrito, não por um católico devoto, mas por um escritor judeu que é mais conhecido por seus livros sobre o estilo de gestão do longevo CEO da General Electric, Jack Welch.
Mas, em seguida, o autor, Jeffrey A. Krames, aponta em seu prólogo que – como o filho de sobreviventes do Holocausto – ele vê o Papa Francisco como a “resposta do Século XXI ao século XX, este o mais mortal período de assassinatos em massa da Humanidade”.
Krames também faz menção para a ironia das crônicas de sucesso de um dos executivos generosamente mais bem realizados, mas já agora voltadas para os pronunciamentos de um homem especialmente focado em reduzir o desequilíbrio da riqueza entre os mais ricos e os mais pobres. Mas ele insiste que Welch e Papa Francisco iriam concordar com o princípio de que uma das marcas registradas de qualquer líder é como ele ou ela lidera pelo exemplo.
Aqui, então são essas lições, segundo o artigo da revista Forbes e o livro de Jeffrey Krames:
1.Liderar com humildade. O Papa Francisco acredita que a humildade é uma qualidade particularmente poderosa da liderança. Os líderes de negócios podem imitá-lo através de meios como abandonar o escritório de canto trocando por um cubículo ao lado de outros funcionários e eliminando gastos excessivos em almoços luxuosos e outras regalias corporativas.
2. Cheirar como seu rebanho. Esta é um preceito do Papa Francisco muito citado, que significa imergir em qualquer grupo que você está liderando. O Papa era conhecido como “O Bispo das favelas” no tempo que passou nos distritos mais pobres de Buenos Aires e os líderes empresariais podem aplicar o princípio Managing By Walking Around (administrar empregando parte do tempo ouvindo o staff) e gastando o tempo realmente para conhecer os funcionários.
3. Quem sou eu para julgar? Assim como o Papa Francisco diz, ele não vê seu papel de julgar ninguém diferente dos outros. Assim, os líderes de negócios deveriam – em vez de julgar os seus empregados – ouvi-los, avaliá-los e se concentrar em seus pontos fortes.
4. Não Mudar – Reinventar. O Papa Francisco tem procurado conduzir a Igreja Católica afastada de sua fixação com a ideologia datada. Os líderes empresariais precisam fazer o mesmo, mantendo suas organizações relevantes, mantendo o bem maior ao se livrar de pessoas que não defendem os valores da empresa e com foco na redução da burocracia.
5. Faça da Inclusão uma prioridade. O Papa sublinhou a importância de um diálogo aberto e da comunicação; e na indústria líderes podem seguir uma linha semelhante, pela inclusão de funcionários na tomada de decisão.
6. Evite a mesquinhez. O Papa sempre deixou claro que ele não acha que pode conseguir tudo sozinho. Na verdade, ele tomou a medida sem precedentes, depois que foi eleito, de fazer as multidões se reunirem para cumprimentá-lo para orar por ele. Entre as maneiras que os líderes empresariais podem evitar a mesquinhez está a de olhar fora da organização para ver se as coisas podem ser feitas de forma diferente e buscar o aconselhamento de pessoas de fora, bem como assegurar que as pessoas em diferentes departamentos entendam a contribuição dos seus colegas de outros lugares.
7. Escolha o pragmatismo sobre a ideologia. Esta é talvez a lição mais estranha de ser adquirida a partir de um líder de igreja. Mas olhar para as coisas e decidir sobre o que fazer com os seus méritos individuais está no centro da abordagem do Papa. Para os empresários, isso significa abraçar o mundo real, em vez de lamentar o que passou e estar preparado para experimentar novas ideias e abordagens.
8. Empregar a ótica de Tomada de Decisão. Por toda a sua professada humildade e defesa dos necessitados, o Papa Francisco tornou-se um praticante de política organizacional. Ele sabe que, como os líderes decidem, é tão importante quanto o que eles decidem. Muitos líderes empresariais eficazes sabem disso também. O processo de tomada de decisão pode ser melhorado através desses meios: sempre dê prioridade às decisões das pessoas, não apresse as principais decisões e tome o cuidado de tomar decisões que promovam a estratégia do líder.
9. Comande sua empresa como um hospital de campanha. O Papa Francisco vê um papel fundamental para a Igreja Católica em “curar as feridas e aquecer os corações” dos fiéis. Este é um encapsulamento de sua crença de que a Igreja deve estar envolvida no âmago da questão de vida das pessoas. E os líderes empresariais podem seguir esse princípio assegurando que os funcionários gastem tempo na linha de frente – com clientes, potenciais clientes e fornecedores; encorajando gerentes para estar disponíveis para aqueles pelos quais são responsáveis; e descentralizando a tomada de decisões.
10. Viva na Fronteira. O Papa Francisco exorta não apenas o seu clero, mas todas as pessoas para alargar as suas experiências gastando “tempo de caminhada na periferia”; assim, eles compreendem a realidade da vida de outras pessoas e assim evitam o risco de ser “ideólogos ou fundamentalistas abstratos”. Os líderes empresariais precisam fazer o mesmo – e também devem incentivar seus funcionários a seguir o exemplo.
11. Confrontar a Adversidade de frente. O Papa Francisco passou por muitas lutas em seu caminho para chegar ao topo da sua igreja. Executivos, também, podem aprender a transformar a adversidade em uma vantagem. Fazer isso requer enfrentar as adversidades de cabeça erguida, em vez de fingir que não estão lá.
12. Preste atenção aos não clientes. Desde o início do seu mandato, o Papa Francisco demonstrou uma vontade de ir além dos frequentadores da Igreja Católica. Como Krames escreve: “Ele quer aproximar as pessoas de Deus, independentemente da religião, raça e preferência sexual.” Os líderes de negócios devem ter um objetivo similar. Sem esquecer os clientes existentes, devem chegar aos que estão fora – o que o pensador da administração Peter Drucker chama de não clientes – a fim de serem bem sucedidos. O Papa Francisco tem procurado fazer isso, se engajando na mídia social.