O que é:
Empatia é um dos pilares da Inteligência emocional, e tem a ver com a maneira que você enxerga o outro.
Saber ouvir, entender as emoções, necessidades é o que está por trás do que o outro fala e faz.
Empatia profissional: é simplesmente buscar ter empatia também no seu ambiente de trabalho.
Para que?
✔️Melhor a comunicação com seus colegas;
✔️Compreender melhor o que te pedem e também ser melhor compreendido;
✔️Melhorar suas relações no trabalho;
✔️Se destacar profissionalmente.
Como?
Agora você sabe o que é e para que ter empatia profissional.
Mas como colocar em prática?
Existem várias maneiras.
Para te ajudar vamos trazer 4 formas simples e muito eficientes para você aplicar a empatia no seu trabalho!
✔️Ouvir com atenção – já reparou que as vezes ficamos pensando no que responder enquanto a outra pessoa ainda está falando?
Não faça isso!
Ouça com interesse e verá que tem muito o que aprender e construir junto com o outro.
✔️Silencie – mais valioso que saber falar, é saber quando não falar.
Ajuda a escutar, acalmar e a clarear.
✔️Cuidado com as interpretações – se você já foi mal interpretado, sabe como isso é ruim!
Atente aos fatos. A informação que chega até você pode ter distorções. Por isso….
✔️Em caso de dúvidas, PERGUNTE! – as vezes por medo, insegurança ou vergonha deixamos de perguntar, gerando retrabalho e até conflitos.
Não vale a pena!