As vezes confundimos feedback com opinião.
👉 Uma opinião é pessoal. Opinião pode ser generalista, e não precisa necessariamente de explicações mais profundas ou de sugestões de mudança.
👉 Feedbacks são mais completos. E para que seus feedbacks sejam CONSTRUTIVOS é importante atender às seguintes premissas:
✔️ Falar apenas sobre demandas/acordos já estabelecidos com o colaborador. Não existe feedbacks se não foram feitos acordos prévios.
✔️ Precisam ser factíveis e diretos. Feedbacks construtivos são baseados em fatos, dados e evidências, e apontam para situações específicas.
✔️ Oferecer sugestões de mudança, fazer pedidos e demonstrar suporte. Atenção: o grande objetivo do feedback construtivo é apoiar no desenvolvimento do colaborador e melhorar os resultados da organização.
“EU NÃO ESTOU GOSTANDO DO SEU TRABALHO. ”
⚠️ Na frase acima foi feita uma afirmação genérica do que uma pessoa acha do trabalho da outra, portanto é uma OPINIÃO, concorda?!
👇 Para que aquela frase se transforme em um feedback construtivo precisa:
✔ Se referir à algo que já foi acordado:
“Lembra a demanda X que te passei mês passado?…”
✔ Especificar o que está ou não está agradando e porque:
“… Eu havia solicitado que a demanda fosse feita da maneira X, mas você fez da forma Y. Como resultado tivemos Z…”
✔ Fazer uma sugestão e oferecer suporte:
“Peço que neste mês você faça X. Como posso te ajudar a alcançar X?”
Agora que você já conhece as principais premissas de um feedback construtivo, pratique e depois conta para a gente como foi!
Conte conosco para treinar sua liderança nesta ferramenta de gestão Feedbacks Construtivos!
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