já aconteceu na sua empresa?
Ocorre um problema ou erro de outro colega, quase toda a equipe já sabia, mas ninguém comunicou oficialmente os pares ou a gestão.
Esse foi um exemplo, mas toda omissão de informações dentro de uma empresa atrapalha na identificação de pontos fortes e fracos da organização.
Além disso, também pode gerar retrabalho, mais erros, além de criar um clima de falta de confiança na equipe.
Esse problema é mais comum do que deveria, e é chamado de silêncio organizacional.
Na prática, esse silêncio ocorre individualmente, mas este é um fenômeno coletivo, pois envolve a relação dos colaboradores com seus pares, a gestão e com a cultura da empresa.
O silêncio organizacional tem diferentes facetas. Pode ocorrer de forma:
DEFENSIVA: quando a pessoa evita falar algo porque acha que será ruim para sua imagem, ou porque tem medo de ser a portadora de noticias ruins.
CONSETIDA: o colaborador acredita que falar não fará diferenças, então decide conscientemente não expor suas ideias, opiniões e informações.
PRÓ-SOCIAL: a pessoa omite informações para “defender”/não expor seus pares ou a organização.
CALCULISTA: quando a pessoa se cala propositalmente para causar boa impressão com seus colegas e liderança.
Agora que você conhece melhor o que é silencio organizacional…
👉Consegue identificar se isso acontece na sua empresa?
👉E você já notou consequências negativas desse silencio?
Fique atento aos sinais e estimule a comunicação aberta em sua equipe!
Nós da Exodus estamos prontos para apoiar o desenvolvimento da sua equipe neste tema!
Entre em contato e agende uma reunião 😉
EXODUS TREINAMENTOS
📲 (41) 99245-4384 | (41) 99643-5995
✉ exodus@exodustreinamentos.com.br